Trabalhar em casa é confortável, mas exige disciplina

Trabalhar  com Disciplina

A criatividade e o empreendedorismo dos brasileiros faz com que novas ideias de negócios surjam com frequência. A comodidade e, talvez, a falta de capital inicial faz com que muitos comecem a trabalhar em casa, unindo o útil ao agradável.

Porém, é preciso estar atento a alguns fatores que determinam o sucesso e crescimento do próprio negócio, mas precisa de disciplina.

Primeiro, procure conhecer bem o ramo no qual irá investir. Analise a concorrência, pesquise produtos e serviços similares, identifique os futuros clientes e suas necessidades. Esteja atento à legislação vigente em sua cidade.

Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, por exemplo, têm políticas específicas para quem trabalha na residência, por isso é importante verificar se o zoneamento do bairro no qual está localizada a casa permite a abertura de empreendimentos caseiros.

Não se esqueça de solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura, e o mesmo documento expedido pela vigilância sanitária, caso o foco seja o setor alimentício. Nesse caso, as regras são rígidas.

Considerações importantes

Dividir bem os espaços entre o lar e os negócios também é fundamental. Procure instalar uma entrada independente para atender aos clientes, isso dá um tom mais profissional. Concentre as atividades em um só cômodo e utilize os móveis e equipamentos comuns a um escritório ou ponto comercial.

Para montar um ateliê de bijuterias, por exemplo, a designer Gabriela Brandão,  no curso Bijuterias – Técnicas de Fabricação e Comercialização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas dá a dica, “o local de trabalho não precisa ser grande, pode ser uma sala bem iluminada, com uma mesa de boa altura que permita trabalhar sem forçar a coluna e cadeiras também com medidas corretas que permitam trabalhar com conforto, além de uma boa iluminação incidindo sobre a mesma. Junte a esses itens estantes ou armário para organização do material de trabalho, e está pronto o ateliê”.

Tenha uma linha telefônica que seja exclusiva para seus negócios e atenda às chamadas de modo formal. Registre um domínio na internet para divulgar seus produtos e serviços, o site é um ótimo cartão de visitas e traz credibilidade.

Organize e administre bem o seu tempo, e nunca deixe de cumprir os compromissos firmados com os clientes, tudo isso mostra sua disciplina no trabalho.

Separe pessoa física de pessoa jurídica e cuide para que o dinheiro dos negócios não se misture com  as economias familiares. Defina o horário do expediente, isso ajuda na qualidade de vida. E, por fim, mas não menos importante, não descuide da aparência por estar trabalhando dentro de casa.

Fonte: www.cpt.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *